Inteligência artificial na saúde

Inteligência artificial em saúde

O que é a inteligência artificial?

Podemos definir inteligência artificial como o desenvolvimento de sistemas computacionais que permitem efetuar tarefas, que habitualmente exigem a utilização da inteligência humana.

A inteligência artificial está a alterar rapidamente o setor da saúde, possibilitando importantes avanços a vários níveis, nomeadamente, no diagnóstico, na gestão de pacientes e na eficiência operacional.

Aplicações da inteligência artificial na saúde

A inteligência artificial está a ser utilizada em diversas áreas do setor da saúde, a saber:

Apoio ao diagnóstico médico

O apoio ao diagnostico médico consiste, por exemplo, na análise automatizada de raios-X, ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas, que através da identificação de padrões nas imagens permite efetuar o diagnóstico de algumas patologias de uma forma célere.

Análise de dados médicos

A análise de dados existentes nos processos clínicos eletrónicos compreende algoritmos que analisam os registos médicos, permitindo identificar padrões, e auxiliar o médico nas decisões. Podem, por exemplo, relacionar os fatores de risco para determinadas doenças com os demais dados constantes no processo clínico. É possível também reconhecer doenças raras através das análises de enormes volumes de dados clínicos.

Apoio às atividades dos médicos

O apoio às atividades médicas por meio da criação automatizada de registos clínicos, com base nas conversas entre o médico e o paciente durante a consulta é uma importante mais-valia da IA aplicada à saúde.

As ferramentas de reconhecimento convertem a voz em texto, podendo assim a inteligência artificial ser usada para transcrever e interpretar as conversas entre médicos e pacientes em tempo real.

Os algoritmos utilizados permitem posteriormente analisar o texto transcrito para extrair informações importantes, designadamente, os sintomas, os diagnósticos e planos de tratamento, auxiliando na organização e estruturação dos dados de forma eficiente.

Existem vários benefícios para a prática médica, tais como:

  • A automatização torna o trabalho do médico mais eficiente, reduzindo o trabalho ao evitar o preenchimento dos registos manualmente, permitindo assim que estes se concentrem mais no atendimento ao paciente;
  • A precisão com o suporte da IA reduz a possibilidade de ocorrer erros na documentação, sendo as informações mais consistentes e completas;
  • O acesso rápido às Informações, designadamente o acesso aos registos clínicos automatizados, permite melhor os cuidados prestados e a tomada de decisões clínicas.

Personalização do tratamento

A personalização consiste no desenvolvimento de planos de tratamento individualizados, onde estes são fundamentados no perfil do paciente e as terapias direcionadas para cada caso individualmente, aumentando a eficácia e a redução dos efeitos secundários.

A inteligência artificial permite melhor compreender o controlo da resposta dos pacientes ao tratamento e o ajuste dos planos conforme necessário.

Suporte a atividades de telemedicina

A inteligência artificial está a desempenhar um papel importantíssimo na assistência virtual e na telemedicina, áreas que alcançaram um destaque significativo durante a pandemia de COVID-19. Os assistentes virtuais suportados por IA podem fornecer suporte 24 horas por dia, respondendo assim a perguntas dos pacientes, fornecendo conselhos médicos básicos e efetuando uma triagem dos casos.

Além disso, a telemedicina, potencializada pela IA, possibilita a realização de teleconsultas, aportando benefícios para as áreas rurais ou população com mobilidade reduzida. Acresce que a análise de dados em tempo real, permite que os diagnósticos sejam efetuados com maior rapidez e precisão durante as consultas virtuais, melhorando a acessibilidade e a eficiência dos cuidados de saúde.

Gestão e eficiência operacional

A automação de tarefas administrativas passa pelo agendamento de consultas, gestão de inventário de medicamentos e processamento de registos médicos, entre outras.

Com a chegada da inteligência artificial, a gestão hospitalar está a otimizar as operações através da automação de tarefas administrativas, o agendamento de consultas e a gestão de inventário de medicamentos, conseguindo-se, assim, não só reduzir os custos operacionais, como também melhorar a experiência do paciente, ao reduzir os tempos de espera e aumentar a eficiência dos processos hospitalares. As plataformas de IA estão a ser utilizadas igualmente para prever a necessidade de vagas e recursos médicos, auxiliando assim os hospitais a prepararem-se melhor para eventuais epidemias e emergências de saúde pública.

A IA pode ser utilizada para otimizar a logística hospitalar, como também a gestão de inventário, garantindo que os recursos estejam constantemente disponíveis para quando são necessários, evitando atrasos nos cuidados aos pacientes.

A previsão de necessidade compreende a análise de padrões históricos para conseguir prever os picos de necessidade pelos serviços de saúde e o planeamento de recursos hospitalares.

Melhoria da experiência do doente

A melhoria compreende a redução dos tempos de espera e aumento da eficiência dos processos hospitalares. Com isto, conseguimos melhorar a relação com os utentes e profissionais de saúde.

A assistência virtual é um exemplo que se baseia no auxílio de assistentes de voz para poder responder às questões dos pacientes, agendar as consultas e o fornecimento de conselhos médicos básicos.

O futuro da inteligência artificial na saúde

A inteligência artificial possui uma enorme capacidade de expansão no setor da saúde, prevendo-se que esta venha a ser amplamente utilizada no futuro.

A inteligência artificial abrange as tecnologias emergentes, nomeadamente, a telemedicina e os dispositivos Médicos Inteligentes.

O controlo contínuo da saúde dos pacientes e os alertas em tempo real para os médicos são exemplos de áreas com um enorme potencial de expansão.

Novos algoritmos mais compreensíveis para os profissionais de saúde e a integração com tecnologias emergentes, como a telemedicina, permitirão abrir novas fronteiras para cuidados mais acessíveis e personalizados.

Esta tecnologia será cada vez mais adotada, pois, permitirá aos profissionais de saúde compreender melhor as recomendações feitas pelos sistemas de IA, aumentando a confiança nesses sistemas e consequentemente facilitar a sua utilização. Esta melhoria é extremamente relevante numa área como a saúde, onde a tomada de decisões informadas e a confiança nos sistemas de suporte são vitais.

Por fim, a IA deve facilitar o acesso aos cuidados de saúde, levando os serviços avançados para algumas populações que, de outra forma, teriam acesso reduzido. Como por exemplo, em países em desenvolvimento, a IA pode apoiar a compensar a falta de médicos especialistas, fornecendo os diagnósticos precisos e orientações de tratamento fundamentadas em dados.