A remoção de hemorróidas por via cirúrgica, sejam elas internas ou externas, é necessária após a falha de outras opções terapêuticas para eliminar a dor, desconforto ou hemorragia das mesmas. Ou seja, a cirurgia está indicada nos casos em que o tratamento médico falha, não existindo alternativa terapêutica.
Ao longo deste artigo iremos abordar as várias técnicas cirúrgicas para a remoção de hemorróidas. Deve ser sempre o médico em conjunto com o doente a selecionar a melhor opção cirúrgica para o seu caso.
Indicações da cirurgia das hemorróidas
As hemorróidas são pequenas dilatações nos vasos sanguíneos do ânus ou reto inferior. Podem ser externas, quando se desenvolvem à volta do ânus, ou internas, quando se desenvolvem dentro do reto.
As hemorróidas internas, quando exteriorizadas (prolapso hemorroidário) podem ser agrupadas em 4 graus sendo que, o grau I corresponde à hemorróida interna sem prolapso e o grau IV corresponde à completa exteriorização da hemorróida.
Saiba, aqui, tudo sobre hemorróidas.
Como é feita a cirurgia das hemorróidas?
Existem várias opções cirúrgicas para a remoção das hemorróidas que dependem do tipo e da gravidade da inflamação:
Hemorroidectomia
A hemorroidectomia é a técnica mais utilizada para a remoção de hemorróidas e consiste na excisão da hemorróida através de um corte. É uma técnica, geralmente, efetuada em casos de grandes hemorróidas externas e hemorróidas internas completamente exteriorizadas, ou seja, grau III e IV.
Esta operação pode ser realizada com anestesia geral ou local (apenas na área da hemorroida), em alguns casos.
Técnica do THD
A técnica THD (desarterialização hemorroidária transanal) é frequentemente utilizada em casos de hemorróidas internas de grau II, III ou IV e consiste na interrupção da circulação do sangue até ao vaso sanguíneo inflamado.
Este método não requer cortes e é pouco invasivo. É apenas necessário utilizar um sistema de ultrassons que permite a identificação dos vasos inflamados e o seu bloqueio.
Tal como a hemorroidectomia, este método pode ser realizado sob anestesia geral ou local.
Hemorroidopexia ou PPH
A técnica do PPH (procedimento para prolapso hemorroidário) é efetuada em hemorróidas internas de grau II ou III e consiste na fixação das hemorróidas no seu local original através de um agrafador circular.
É um método pouco doloroso e conta com um menor tempo de recuperação.
Laqueação Elástica
A laqueação elástica consiste na aplicação de uma pequena banda elástica na base da hemorróida, de modo a interromper o fluxo sanguíneo na veia inflamada.
É frequentemente utilizado em hemorróidas internas de grau I, II e III e não necessita de anestesia.
Escleroterapia
A escleroterapia consiste na injeção de um produto químico que provoca a morte das células e obstrução dos vasos sanguíneos inflamados.
Esta técnica é pouco invasiva e é frequentemente utilizada em hemorróidas internas de grau I e II de modo a evitar a sua exteriorização.
Riscos e complicações na cirurgia de hemorróidas
Podemos considerar que os riscos da cirurgia das hemorróidas são reduzidos, incluindo a dor ou possível infeção na área das hemorróidas após a sua remoção. No entanto, estas complicações são raras e menores.
Pós-operatório na cirurgia de hemorróidas
O pós-operatório de qualquer uma das técnicas utilizadas é geralmente simples, no entanto, o tempo de recuperação pode variar de pessoa para pessoa e depende do método de remoção efetuado (variando geralmente entre 1 semana e 1 mês).
Nenhuma técnica referida anteriormente causa dor na sua execução, porém, é normal após a cirurgia sentir dor na zona anal. Contudo, o médico especialista irá prescrever alguns analgésicos de modo a aliviar este desconforto.
Uma vez em casa, existem alguns cuidados no pós-operatório a adotar de modo a facilitar a cicatrização do local de remoção das hemorróidas. Estes cuidados são, geralmente, aconselhados na prevenção de desenvolvimento de futuras hemorróidas, tais como:
- Ingerir algum tipo de laxante para facilitar o transito intestinal;
- Evitar a obstipação (intestino preso). Beber muitos líquidos e fazer uma dieta com grande abundância de alimentos ricos em fibra (ex.: vegetais, grãos, etc.), entre outras medidas.
- Utilizar uma almofada para se sentar.
Saiba, aqui, tudo sobre prevenção das hemorróidas.
Saiba, aqui, tudo sobre prevenção da obstipação.
Quanto custa uma cirurgia de hemorróidas?
O preço das cirurgias de hemorróidas varia em função da técnica cirúrgica utilizada.
Apenas após conhecer todas as variáveis através de uma avaliação em consulta, pode ser delineado o plano cirúrgico e estimado o valor da cirurgia.