O Rezum® é uma técnica recente, minimamente invasiva, que consiste na injecção de vapor de água em vários pontos distintos da próstata, promovendo assim a diminuição do seu tamanho e aliviando os sintomas da Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP).
Os principais sintomas relacionados com a HBP são:
- Jato fraco;
- Esvaziamento incompleto;
- Jato interrompindo;
- Vontades miccionais súbitas;
- Gotejamento final, entre outros.
O Rezum® constitui atualmente uma excelente alternativa à terapia farmacológica que tantas vezes leva o doente a suspender a medicação, apresentando em relação a esta várias vantagens, a saber:
- Não obriga a medicação crónica;
- Não interfere na ejaculação;
- Não interfere na libido ou na função sexual;
- Tem eficácia sobreponível ou superior à terapia farmacológica.
Em relação às restantes alternativas cirúrgicas, esta técnica, sendo minimamente invasiva, também tem inúmeras vantagens como:
- Técnica com riscos cirúrgicos baixos para o doente;
- Pode ser realizada em contexto de ambulatório, não necessitando de internamento;
- Não necessita de anestesia geral ou raquianestesia, podendo ser realizada apenas com sedação e analgesia;
- Não interfere na ejaculação ou na função eréctil;
- Risco de hemorragia muito baixo, podendo ser realizado em doentes que estejam medicados com antiagregantes ou anticoagulantes.
Qual é a eficácia do Rezum®?
Esta técnica já possui vários estudos de eficácia reconhecidos. De acordo com estes, o Rezum® melhora o jacto urinário máximo e os sintomas até 50%, o que comparativamente ao tratamento farmacológico, se mostra sobreponível ou mesmo superior a este.
Estes resultados mantiveram-se durante os 5 anos após realização do procedimento. No entanto, neste período 4,4% dos doentes progrediram para outro tratamento cirúrgico e 11% iniciou tratamento farmacológico.
Quais são os riscos e as sequelas pós- operatórias mais frequentes?
O procedimento é realizado em contexto de ambulatório, sob sedação ou anestesia local, com riscos cirúrgicos e anestésicos mínimos. Normalmente, os sintomas começam a melhorar nas semanas seguintes.
Os riscos pós-operatórios mais comuns são:
- Desconforto ao urinar (17%);
- Sangue na urina (12%);
- Retenção urinária (3,7%);
- Vontades súbitas e múltiplas (6%), geralmente com resolução em poucas semanas.
Os estudos custo-benefício efetuados até à data parecem favorecer o Rezum® em comparação com a terapia farmacológica. A grande vantagem desta técnica é a ausência dos efeitos secundários dos fármacos, nomeadamente a alteração da função sexual ou a alteração da ejaculação.
Os resultados vão surgindo ao longo dos primeiros dois meses após o tratamento, sendo que a maior parte das pessoas retoma o seu dia-a-dia nos primeiros 3 a 5 dias após a intervenção. É natural que surjam algumas queixas irritativas na bexiga após o tratamento, com tendência a melhorar e a resolver nas primeiras semanas.