A hematúria é o nome dado à presença de sangue na urina. Esta pode ser identificada pela coloração avermelhada (hematúria macroscópica) ou ser apenas visível ao microscópio ou identificada em análises laboratoriais de urina (hematúria microscópica).
Estas análises de urina permitem identificar a presença de eritrócitos (glóbulos vermelhos) e deve ser considerada positiva se forem encontrados mais de 3 glóbulos vermelhos por campo de grande aumento.
A hematúria pode ser devida a diversas causas. Algumas causas podem afetar ambos os sexos (ex. infeção urinária). Noutros casos pode afetar apenas um dos sexos. A hematúria nos homens pode estar relacionada com patologias relacionados com o aparelho urinário / reprodutor, exclusivas do sexo masculino (ex. prostatite). Por sua vez, algumas patologias podem ser exclusivas das mulheres (ex. endometriose). Veja mais informação em “causas para a hematúria”
A hematúria deve ser sempre investigada, sendo normalmente um sinal de uma patologia (doença) subjacente mais ou menos grave, conforme discutiremos adiante. A hematúria pode ser assintomática (sem outros sintomas) ou surgir acompanhada de outros sinais ou sintomas como dor, febre, entre outros. Veja sintomas relacionados em cada uma das causas para a hematúria.
Muitas vezes, a hematúria é detetada em análises de rotina ou surge em contextos de investigação de sintomas do trato urinário inferior. Em qualquer caso, o médico deve, sempre, investigar as causas de modo a instituir o tratamento o mais precocemente possível. Veja mais informação em diagnóstico e tratamento da hematúria.
Causas para a hematúria
De seguida, enumerámos algumas das causas mais frequentes que afetam ambos os sexos ou que são exclusivas apenas de um dos sexos.
1. Infeção urinária
A infecção urinária provoca inflamação do trato urinário e, em casos graves, pode provocar a presença de sangue na urina (microscópica ou macroscópica).
Os sintomas mais comuns são: dor ao urinar, vontades súbitas, falsas vontades, aumento da frequência urinaria, febre, etc..
Saiba, aqui, tudo sobre infecção urinária.
2. Tumores do trato urinário
Os tumores do trato urinário (a nível do rim, ureter, bexiga, próstata ou uretra) podem provocar a presença de sangue na urina. Em fases iniciais poderão não existir outros sintomas associados; em casos mais avançados podem provocar vários sintomas diferentes, variando mediante a localização do tumor: por exemplo tumores do rim e do ureter podem provocar dor lombar unilateral, febre e perda de peso; tumores da bexiga ou da uretra podem dar origem a sintomas irritativos como urgência, aumento frequência miccional ou falsas vontades, etc..
Saiba, aqui, tudo sobre cancro da próstata.
Saiba, aqui, tudo sobre cancro da bexiga.
3. Hipertrofia benigna da próstata
O aumento do volume prostático geralmente provoca um aumento da vascularização. Gradualmente este aumento da vascularização aumenta a probabilidade de sangramento com origem na próstata, sendo tanto mais provável quanto maior for o tamanho da próstata.
Os sintomas mais comuns são: dificuldade em urinar, esforço para urinar, jacto fraco, sensação esvaziamento incompleto, entre outros.
Saiba, aqui, tudo sobre hiperplasia benigna da próstata.
4. Inflamação da bexiga (cistite)
Todas as situações clínicas que despoletem inflamação da bexiga poderão provocar o aparecimento de sangue na urina. Estas condições poderão estar relacionadas com: antecedentes de radioterapia (cistite radica), inflamação crónica da bexiga (cistite crónica/intersticial), cistite química (alguns agentes químicos usados para tratamentos de outras doenças podem provocar inflamação da bexiga e hematúria), etc..
Os sintomas são semelhantes aos provocados nas situações de infeções urinárias.
Saiba, aqui, tudo sobre cistite.
5. Cálculos urinários / litíase
A presença de litíase (“pedras”) no trato urinário, nomeadamente se volumosa, pode provocar hemorragia. Esta pode surgir em contexto de lesão da mucosa quando o cálculo se desloca ou simplesmente pela irritação e inflamação que provoca.
Na maioria dos casos os cálculos urinários não provocam grandes sintomas; quando se deslocam e condicionam obstrução do trato urinário ou inflamação relevante é comum o aparecimento de dor, hematúria macroscópica, sintomas irritativos do trato urinário, etc..
Saiba, aqui, tudo sobre cálculo renal.
6. Trauma urogenital
Em situações de lesões traumáticas sobre o trato urinário pode surgir a presença de sangue na urina. Isto é mais comum em acidentes de viação, desportos de contacto, quedas com trauma do períneo, etc..
Os sintomas associados estão geralmente relacionados com o trauma propriamente dito. Todas as situações de traumatismo que provoquem o aparecimento de hematúria devem ser avaliadas em contexto hospitalar logo que possível.
7. Causas nefrológicas / glomerulares / tubulo intersticial
O rim é responsável por filtrar do sangue as substâncias nocivas ao organismo. Mas por vezes esse sistema de filtro poderá não estar a funcionar bem e os glóbulos vermelhos podem também passar para a urina. Geralmente, nestes casos, os glóbulos vermelhos assumem formas características (dismorficos, cilindros, etc.) e podem surgir outras alterações nas características e propriedades da urina (ex. presença de proteínas em excesso, etc.).
8. Malformações vasculares
Em 75% dos casos as malformações vasculares são adquiridas após a cirurgia, biópsia ou trauma. Estas malformações podem provocar outros sintomas além da presença de sangue na urina como dor, hipertensão arterial, etc..
9. Outras causas para hematúria
Para além das patologias (doenças) atrás enumeradas que estão entre as principais para a hematúria, podem existir outras, conforme descrevemos de seguida:
- Endometriose no trato urinário;
- Fistula uretero-iliaca;
- Alterações da coagulação do sangue ou toma de anticoagulantes;
- Síndrome quebra nozes;
- Hematúria do esforço;
- Hematúria essencial benigna;
Algumas substâncias podem causar coloração anormal da urina, que não corresponde a sangue na urina apesar de aparentar ser. Entre estas incluem-se alguns fármacos e alimentos como: Mirtilos, Beterraba, Amoras, Paprica, Favas, Corantes alimentares artificiais como a Rifampicina, Sulfonamidas , Fenitoína, Fenolftaleína, Cloroquina, Levodopa, Adriamicina , Nitrofurantoína, Metronidazol, Quinina.
Diagnóstico da hematúria
Na presença dos sinais ou sintomas atrás descritos, o doente deve procurar um médico urologista (especialista em urologia) para avaliação e diagnóstico da patologia subjacente.
Na avaliação inicial de hematúria é comum que se repitam as análises da urina, onde se poderão incluir a análise da urina das 24 horas. Consoante o tipo de hematúria, os sintomas associados e os fatores de risco do doente, o restante estudo incluirá:
- Uretrocistoscopia: estudo realizado em ambulatório onde sob visão, se observa a uretra e bexiga e que permite a colheita de líquido para estudo citológico ou mesmo de tecido para análise anatomo-patológica. Saiba, aqui, o que é uretrocistoscopia.
- Citologia urinária - analise ao microscópio das células presentes na urina. Exame útil na avaliação de eventuais tumores agressivos do urotélio (camada que reveste a uretra, a bexiga os ureteres e o excretor renal)
- Ecografia da bexiga, próstata e rins: estudo imagiológico que permite a avaliação de alterações grosseiras do rim da bexiga e avaliação da volumetria da próstata. Pode auxiliar no diagnóstico de litíase/cálculos urinários, quistos e tumores renais, tumores da bexiga, obstrução do trato urinário, etc.. Saiba, aqui, o que é ecografia da bexiga, ecografia da próstata, ecografia renal.
- Tomografia Computorizada (TC ou TAC): estudo imagiológico mais detalhado que permite o auxílio no diagnóstico da maioria das causas de hematúria. Além da maior sensibilidade e especificidade em comparação com a ecografia, permite também estudar os ureteres com maior detalhe. As principais desvantagens são a maior quantidade de radiação, a necessidade da administração de contraste e o custo associado. Saiba, aqui, o que é TC.
- Ressonância Magnética (RM): utilizada nas situações em que não seja possível a realização da TC ou para esclarecimento de dúvida diagnóstica na TC (exclusivo para casos específicos). Saiba, aqui, o que é RM.
Tratamento da hematúria
O tratamento da hematúria depende da causa subjacente (qual a patologia ou doença que está a provocar a presença de sangue na urina).
O conselho geral para prevenir a formação de coágulos e tentar minimizar os efeitos da hematúria são o reforço da hidratação oral.
Nalguns casos pode estar aconselhado a toma de determinados fármacos que potenciam a coagulação e que podem limitar a duração da hematúria e ainda o recurso a medicamentos analgésicos/anti-inflamatórios para diminuir a dor.
Em todo o caso, é fundamental consultar o seu médico para estudo da causa e orientação terapêutica dirigida a esta.
Em casos graves de hematúria, nomeadamente quando macroscópica e prolongada no tempo e/ou associada a coágulos é necessário avaliação no Serviço de urgência: nestes casos é frequente proceder-se a algaliação e lavagem vesical com soro fisiológico. As análises sanguíneas permitem a avaliação dos valores de hemoglobina e o diagnóstico de anemia para determinação da necessidade de transfusão sanguínea.
Veja mais informação sobre tratamento específico para a hematúria em cada uma das causas atrás elencadas.