Análise de creatinina

Creatinina

O que é uma análise da creatinina?

Uma análise da creatinina (frequentemente chamada creatinina sérica) serve para medir os níveis deste resíduo químico no sangue, de modo a obter informações importantes sobre o funcionamento dos rins, conforme abordaremos ao longo deste artigo.

A análise dos níveis de creatinina no sangue geralmente é feita para avaliar se existe alguns problemas renais (nos rins), especialmente quando está muito aumentada (veja resultados e valores de referência), já que pode significar que os rins não estão a conseguir eliminar a creatinina e, por isso, esta ficar acumulada no sangue do doente. Veja mais informação em “riscos da creatinina elevada”. Além disso, a prática de atividade física intensa também pode favorecer o aumento da quantidade de creatinina no sangue, isso porque essa substância é produzida naturalmente pelos músculos.

O que é a creatinina?

A creatinina é uma substância presente no sangue, produzida pelos músculos diariamente e transportada na corrente sanguínea até aos rins, onde é filtrada para que possa ser eliminada através da urina.

Porque se fazem as análises da creatinina?

As análises da creatinina podem ser realizadas como rotina, para verificar o funcionamento dos rins, ou quando o doente apresenta alguns sinais e sintomas que podem surgir em casos de creatinina alta, incluem:

  • Fadiga (cansaço inexplicável);
  • Perda de apetite;
  • Sensação de falta de ar;
  • Pés, tornozelos ou rosto inchados;
  • Aumento da micção (vontade de urinar), podendo ser dolorosa;
  • Lombalgia (dor lombar);
  • Náuseas e/ou vómitos;
  • Confusão;
  • Etc.

Existem algumas doenças que requerem uma avaliação regular dos níveis de creatinina, como:

Como é feita uma análise da creatinina?

A medição dos níveis de creatinina é feita através de análises ao sangue, que geralmente seguem o procedimento seguinte:

  1. Limpeza da área onde será introduzida agulha com um antisséptico;
  2. Colocação de uma faixa elástica que permite a expansão da veia, de modo a melhorar o acesso à mesma;
  3. Inserção da agulha, geralmente feita no braço;
  4. Extração de sangue para tubo de colheita;
  5. Realização de um pequeno curativo, através de um penso;

Após este procedimento, a amostra é etiquetada e enviada para o laboratório, onde as análises serão processadas e posteriormente os resultados fornecidos ao utente e médico requisitante.

Em alguns casos, o médico pode também medir o nível de creatinina através da urina. Este tipo de análises requer que o utente recolha 24 horas de urina dentro de um recipiente especial, para mais tarde ser submetido a análise em laboratório.

É necessário efetuar jejum?

Sim. As análises da creatinina requerem fazer jejum (não comer ou beber) no mínimo durante 3 horas antes da extração do sangue.

Valores de referência da creatinina

Os valores da creatinina são apresentados em miligramas (mg) por decilitro (dl) de sangue. Os resultados são, habitualmente, apresentados numa coluna, e ao lado são colocados os valores de referência (valores esperados ou normais) da creatinina.

Estes valores podem variar consoante a idade, o sexo (feminino ou masculino) e o nível de atividade física do utente, sendo sempre aconselhável que a avaliação dos resultados seja feita por um médico especialista.

Os valores de referência podem variar ligeiramente de uns laboratórios para outros mas, de uma forma geral, podemos ter como referência os seguintes valores para a creatinina: 0,6 – 1,2 mg/dl.

Como interpretar os resultados da medição da creatinina

A avaliação dos níveis de creatinina é feita através da comparação entre os resultados:

  • Os resultados obtidos são normais, se estiverem dentro dos valores de referência (entre 0,6 mg/dl e 1,2 mg/dl);
  • Os resultados obtidos estão alterados, se estiverem acima dos valores de referência (1,2 mg /dl), ou seja, a creatinina está alta. Estes casos requerem a procura de aconselhamento médico, pois podem indicar problemas renais (veja, de seguida, “riscos da creatinina elevada”). Resultados abaixo dos valores de referência (0,6 mg /dl) não são frequentes e não costumam ser motivo de preocupação.

Como a creatinina é uma substância que é produzida no organismo de acordo com o nível de massa muscular, é normal os homens terem maiores níveis de creatinina no sangue, uma vez que geralmente têm os músculos mais desenvolvidos do que as mulheres.

Geralmente, os valores alterados (anormais) estão destacados a negrito ou com uma cor diferente de modo a facilitar a sua leitura ou identificação.

Clínica de Análises Clínicas

Riscos da creatinina elevada

Ter níveis de creatinina muito elevados no sangue significa que existem problemas a nível da filtração nos rins. Este mau funcionamento dos rins pode indicar a presença de patologias graves, a saber:

O que pode afetar os níveis de creatinina?

Em alguns casos, altos níveis de creatinina no sangue não indicam complicações graves, apenas apresentam resultados causados por fatores temporários, tais como:

  • Exercício físico intenso antes da realização das análises;
  • Gravidez;
  • Dieta rica em carne vermelha (ex.: carne de vaca);
  • Desidratação;
  • Certos medicamentos (remédios) como a gentamicina (antibiótico utilizado em casos de infeções bacterianas);
  • Entre outras.

Quanto custam as análises da creatinina?

O preço total das análises da creatinina engloba o preço da análise e a taxa moderadora. Este tipo de análises é comparticipado pelo SNS (Serviço Nacional de Saúde), sendo que, os utentes pagam apenas o valor da taxa moderadora, mesmo aqueles que possuem outros subsistemas (ex.: ADSE, ADMG, entre outros.). O restante valor é comparticipado pelo SNS.

As taxas moderadoras para as análises da creatinina são fixadas em portaria governativa, sendo que, à data de hoje, correspondem aos seguintes valores:

  • Creatinina, s/u - 0,35€ (trinta e cinco cêntimos);
  • Creatinina, prova de depuração (com análises à urina) - 1,10 € (um euro e dez cêntimos).

Se o utente desejar realizar as análises a título particular, ou seja, sem comparticipação, o preço será fixado pela clínica de patologia clínica escolhida para a sua realização.

Selecione o seu concelho e veja onde pode fazer as análises de creatinina em Portugal.

Clínica de Análises Clínicas