A ecografia das partes moles ou dos tecidos moles é um exame de diagnóstico por imagem que nos permite avaliar as estruturas superficiais, como a pele e a gordura subcutânea, podendo ser realizado em qualquer área da superfície corporal. Veja mais informação em indicações da ecografia das partes moles.
A ecografia (ou ultrassonografia) é um método de diagnóstico muito acessível, de fácil execução e que utiliza os ultrassons para gerar imagens do corpo humano, de modo a serem examinadas pelo médico radiologista. O termo ecografia é, frequentemente, encurtado para ECO na linguagem médica, designando-se o exame, neste caso, simplesmente ECO das partes moles.
Como é feita a ecografia?
A ecografia é um exame acessível e seguro realizado através de um equipamento designado por ecógrafo. Para a sua realização é colocada uma sonda sobre a área do órgão ou estrutura que se deseja avaliar, após colocação de um gel incolor entre a pele e a sonda.
A sonda capta as imagens e envia-as para um monitor. No momento da realização do exame, o médico radiologista analisa as imagens e interpreta-as. São arquivadas as imagens mais relevantes e no final o médico radiologista redige um relatório (por escrito), onde é descrito aquilo que o médico observou. Após validação do relatório os resultados do exame são conhecidos e disponibilizados (imagens e relatório) em formato digital e/ou papel.
A observação ecográfica será considerada normal caso as estruturas estudadas não apresentem alterações significativas ou suspeitas, caso contrário o médico relatará o observado, podendo ser necessário, em alguns casos, recorrer a outros exames para melhor esclarecimento do caso.
Indicações da eco das partes moles
A ecografia dos tecidos moles é um exame que serve para a avaliar os tecidos superficiais, como a pele e a gordura subcutânea. O exame pode ser realizado em qualquer região da superfície corporal, como por exemplo: cabeça, pescoço, membros superiores (braços), cotovelo, ombro mão, abdómen, tórax, virilha, membros inferiores (pernas), joelho, tornozelo, pé, etc..
O exame é frequentemente executado na presença de tumefações, por exemplo quistos (ou cistos) ou lipomas.
Quem pode realizar o exame?
O exame pode ser executado em qualquer faixa etária, ou seja, tanto em adultos como em crianças de qualquer idade (incluindo no bebé). A ecografia não emprega radiação, tratando-se de um exame inócuo, e por isso seguro, para a execução em idade pediátrica. Nas crianças, o exame está aconselhado para a avaliação dos mesmos órgãos do que nos adultos, e não carece de proteção específica.
A gravidez não constituiu uma contra-indicação à concretização de ecografia contrariamente a outros exames que empregam radiação ionizante, aos quais a mulher grávida não deverá ser sujeita, como por exemplo a tomografia computorizada (TC ou TAC).
A ecografia é dolorosa?
Não. O exame não causa qualquer tipo de dor durante a sua execução, uma vez que a ecografia é um exame não invasivo e muito bem tolerado.
Quanto tempo demora o exame?
A duração média de uma ecografia das partes moles é de 5 minutos. Os exames mais demorados são os que carecem de uma avaliação mais pormenorizada dos órgãos ou estruturas anatómicas, como é o caso em que seja necessária uma avaliação suplementar dos segmentos vasculares com Doppler.
Saiba, aqui, o que é Eco-Doppler.
Preparação para a ecografia
Não é necessária qualquer preparação prévia para realizar uma ecografia das partes moles. O doente não necessita de estar em jejum, podendo comer e beber como habitualmente. O paciente pode tomar a medicação habitual.
Quanto custa uma ecografia?
No caso do exame ser realizado a título particular, o valor da ecografia é instituído pela clínica de imagiologia que o executa, não superando, tipicamente algumas dezenas de euros.
Para os doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), alguns exames são comparticipados pelo estado, pertencendo ao utente apenas um pagamento de uma taxa moderadora. Todavia, este pagamento apenas será necessário caso o utente não esteja isento do seu pagamento. Para os utentes isentos (ex. insuficiência económica, etc.) o exame é gratuito. A comparticipação ou não do exame, e o valor da taxa moderadora a pagar pelo utente é firmado em portaria, podendo variar ao longo do tempo por esse facto. Para os utentes beneficiários de outros subsistemas, como a ADSE, seguros de saúde, etc. o utente terá de suportar os valores de acordo com as regras definidas pelo subsistema ou do seguro de saúde associado.
Selecione o concelho da sua residência e veja onde fazer a ecografia das partes moles e informações adicionais sobre o preço dos exames em Portugal.