A ecografia ginecológica é um exame de diagnóstico que nos permite avaliar os órgãos do sistema reprodutor da mulher. O exame é feito utilizando um equipamento (ecógrafo) que através de uma sonda nos permite obter imagens dos órgãos e desta forma realizar o diagnóstico médico.
Podemos encontrar duas formas distintas de abordagem:
- Na ecografia ginecológica por via endocavitária a sonda é introduzida pela vagina (via transvaginal ou endovaginal) para uma melhor avaliação dos órgãos ginecológicos;
- Na ecografia ginecológica por via transabdominal ou supra púbica a sonda é colocada exteriormente na região pélvica (na “barriga”).
As duas abordagens (transvaginal ou transabdominal) podem ser usadas de forma isolada ou em conjunto para obter um diagnóstico mais preciso possível.
A ecografia ginecológica está indicada como exame de rastreio ou de diagnóstico em diversas patologias (doenças), conforme abordaremos adiante com maior detalhe. A ecografia ginecológica permite-nos também detectar gravidez, numa fase mais precoce por via endovaginal e mais tardiamente, também na abordagem supra púbica. Veja mais informação em indicações do exame e ecografia na gravidez.
Como se realiza a ecografia ginecológica?
A ecografia ou ultrassonografia faz uso dos ultrassons para gerar imagens do corpo humano. As imagens são obtidas através de uma sonda (que capta as imagens) e as envia para um monitor para que possam ser observadas pelo médico. Como vimos anteriormente, existem duas formas de abordagem: via endovaginal (a sonda é introduzida pela vagina) e via transabdominal (a sonda é colocada exteriormente na “barriga”).
A observação ecográfica será considerada normal se os órgãos observados não mostrarem alterações significativas ou suspeitas. Caso contrário, o médico descreve os achados imagiológicos que devem ser relacionados com os demais exames e informação clínica.
Quanto tempo demora o exame?
A duração média é de 5 minutos. Alguns exames necessitem de avaliação suplementar com Doppler. O eco-Doppler é uma funcionalidade que nos permite estudar o fluxo nos vasos sanguíneos (artérias ou veias).
Preparação para o exame
Não é necessário realizar qualquer preparação prévia, nem cumprir qualquer tipo de jejum. A mulher pode tomar a medicação habitual.
Ecografia ginecológica e menstruação
O período ideal para a realização da ecografia ginecológica é a primeira fase do ciclo menstrual, ou seja, na semana seguinte ao término do período menstrual, uma vez que é nesta fase que o endométrio apresenta a menor espessura.
A realização por via endovaginal (pela vagina) deve ser evitada quando a mulher está menstruada (maior heterogeneidade do endométrio, maior desconforto para a examinada e questões higiénicas).
Indicações da ecografia ginecológica
A ecografia ginecológica é um exame que serve para avaliar os órgãos ginecológicos femininos, como o útero e os ovários, sendo utilizada frequentemente no diagnóstico de diversas patologias, como por exemplo:
- Endometriose;
- Miomas uterinos;
- Pólipos ou hiperplasia do endométrio;
- Carcinoma do endométrio (cancro);
- Quistos (ou cistos) dos ovários;
- Carcinoma do ovário (cancro);
- ...
O exame pode ser realizado como rastreio, ou solicitado perante alguns sinais ou sintomas, como dores na região pélvica, hemorragia (sangue) vaginal, corrimento vaginal, infeção pélvica, dificuldade em engravidar, etc..
Ecografia ginecológica na gravidez
A ecografia ginecológica pode ser usada para detectar gravidez a partir das 3-5 semanas de gestação por via endovaginal e mais tardiamente também é possível por via transabdominal. Após ser confirmada a gestação, o médico obstetra faz uso da ecografia para uma correta vigilância da gravidez.
Durante a gravidez, a ecografia obstétrica possibilita ao médico avaliar o desenvolvimento do bébé e dos seus órgãos. Geralmente, efetuam-se três ecografias (ecografia do primeiro trimestre, ecografia do segundo trimestre ou ecografia morfológica e ecografia do terceiro trimestre).
Saiba, aqui, tudo sobre ecografia obstétrica.
A ecografia 3D e a ecografia 4D possibilitam conseguir imagens tridimensionais do feto, podendo ser executadas em qualquer momento da gravidez. Todavia, para que se obtenha uma melhor visualização da cara fetal é recomendada que seja concretizada entre as 26 e as 28 semanas de gestação.
Saiba, aqui, tudo sobre ecografia 3D e 4D.
Quanto custa uma ecografia?
Para as doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a ecografia ginecológica é comparticipada pelo estado, cabendo à mulher apenas o pagamento de uma taxa moderadora. No entanto, este pagamento apenas terá lugar caso a utente não esteja isenta do seu pagamento. Para as utentes isentas o exame é gratuito. O valor da taxa moderadora é fixado em portaria. Habitualmente, no caso da ecografia ginecológica o valor ascende a algumas dezenas de euros. Para os utentes beneficiários de outros subsistemas, como a ADSE, seguros de saúde, etc. a utente terá de suportar os custos de acordo com as regras definidas pelo subsistema ou do seguro de saúde associado.
No caso da ecografia ginecológica ser concretizada a título particular, a doente terá de suportar o custo total do exame, sendo este instituído pela clínica de imagiologia que realiza o exame.
Selecione o seu concelho da sua residência, veja onde fazer a ecografia e obtenha mais informações sobre preços dos exames e das taxas moderadoras em Portugal.