O ácido hialurónico é um composto químico conhecido pelos seus benefícios para a pele, especialmente nas suas capacidades de hidratação, eliminando ou reduzindo as rugas dinâmicas do rosto, entre outros (veja indicações na medicina estética). No entanto, este composto pode ser usado para outros fins para além da medicina estética, conforme discutiremos adiante.
O ácido hialurónico é uma substância que está naturalmente presente no corpo humano. Esta substância pode ser encontrada nas concentrações mais altas nos fluidos dos olhos e articulações. No entanto, o ácido hialurónico que é usado no quotidiano como medicamento (remédio), e que pode ser encontrado em várias formulações, é extraído de animais ou produzido em laboratório.
A principal função deste composto é reter a água para preservar os tecidos do organismo bem lubrificados e húmidos e manter o seu correto funcionamento.
Para que serve o ácido hialurónico?
O ácido hialurónico é utilizado com as seguintes finalidades:
Procedimentos estéticos
O ácido hialurónico é utilizado frequentemente em procedimentos para eliminar as rugas faciais (do rosto), reparação e preenchimento labial (dos lábios) ou das pálpebras (olheiras), entre outros.
A recuperação / preenchimento permite dar mais volume às áreas onde o composto é injetado e existem diferentes formulações disponíveis do produto capazes de atender às necessidades de cada pessoa, a saber:
Rugas faciais (da face)
Injetar ácido hialurónico nas rugas faciais pode reduzir as mesmas de forma significativa. Estas injeções são realizadas, muitas vezes, em conjunto com a aplicação de toxina botulínica ou “botox”.
Saiba, aqui, tudo sobre toxina botulínica.
Preenchimento labial
- Hidratar o lábio;
- Definir contorno;
- Aumentar o comprimento;
- Dar projeção;
- Corrigir assimetrias;
- Etc.
Preenchimento da olheira
- Aplanar o sulco;
- Conferir um olhar menos cansado;
- Etc.
É também importante distinguir estes procedimentos do skinbooster. O skinbooster é um ácido hialurónico, que quando injetado, não cria volume, mas hidrata e melhora a textura, elasticidade e luminosidade do rosto.
Outros tratamentos
Para além dos tratamentos estéticos, o ácido hialurónico pode ser usado de forma terapêutica em diversas patologias (doenças).
São exemplos, os tratamentos em algumas patologias oculares como o olho seco, edema (inchaço), inflamação e feridas no interior da boca, na osteoartrite ou artroses (artrose do joelho, artrose da anca, etc.) de forma a reduzir a dor e a rigidez articular, entre outras doenças.
Formulações do ácido hialurónico
Atualmente, o ácido hialurónico é uma substância muito popular e está disponível numa grande variedade de formas, a saber:
- Injeções;
- Suplementos;
- Cremes faciais;
- Séruns;
- Ampolas;
- Colírios (“gotas”);
- Entre outros.
Embora o ácido hialurónico seja muito seguro e tenha muitos benefícios, se não for indicado por um profissional de saúde qualificado e com experiência pode provocar efeitos secundários indesejáveis (veja mais informação em “Efeitos secundários do ácido hialurónico”) e os resultados podem não ser satisfatórios. Por isso, é extremamente aconselhável, consultar um médico com diferenciação em medicina estética antes de recorrer à sua utilização.
Benefícios do ácido hialurónico
O ácido hialurónico permite efetuar uma excelente ligação com moléculas de água, tornando-se um fator chave na retenção de humidade da pele. A falta de humidade ou hidratação na pele é um dos principais causadores do envelhecimento da mesma, criando rugas e pele seca. A utilização do composto pode reduzir a aparência envelhecida da pele.
No entanto, o ácido hialurónico possui muitos mais benefícios além da hidratação da pele, a saber:
Promove uma pele mais saudável e mais flexível
Os suplementos de ácido hialurónico podem ajudar a pele a tornar-se mais flexível.
No entanto, o processo de envelhecimento natural e a exposição a determinadas situações como a radiação ultravioleta do sol, fumo de tabaco e poluição podem diminuir as suas quantidades na pele. Tomar suplementos de ácido hialurónico pode evitar este declínio, dando ao corpo quantidades extra para incorporar na pele.
Quando aplicados na superfície da pele, os soros de ácido hialurónico podem também reduzir rugas, vermelhidão e dermatite. Alguns especialistas utilizam ácido hialurónico injetável para manter a pele firme e jovem.
Substância de rápida absorção
Ao contrário de alguns produtos para a pele, o ácido hialurónico absorve rapidamente na pele, o que significa que há menores perdas de produto.
Pode acelerar a cicatrização de feridas
O ácido hialurónico também desempenha um papel fundamental na cicatrização de feridas.
Como referido anteriormente, esta substância está naturalmente presente na pele, mas as suas concentrações aumentam quando há danos que precisam de reparação. O ácido hialurónico ajuda na cicatrização de feridas mais rapidamente, regulando os níveis de inflamação e dando sinais ao organismo para produzir mais vasos sanguíneos na área danificada.
O ácido hialurónico também possui propriedades antibacterianas, portanto, pode ajudar a reduzir o risco de infeção quando aplicado diretamente em feridas abertas.
Além disso, a substância é eficaz no combate à doença gengival, acelerando a cura após uma cirurgia dentária e eliminando as úlceras ou feridas formadas na boca.
Aliviar a dor nas articulações
O ácido hialurónico também é encontrado nas articulações, no espaço entre os ossos, de modo a mante-los bem lubrificados. Quando as articulações são lubrificadas, os ossos são menos propensos a tocar ou “raspar” uns contra os outros, causando dor.
Acalmar os sintomas do refluxo gastroesofágico
Novas pesquisas mostram que suplementos de ácido hialurónico podem ajudar a reduzir a sintomatologia do refluxo gastroesofágico.
Entre outros.
Efeitos secundários do ácido hialurónico
O ácido hialurónico é, geralmente, muito seguro e possui poucos efeitos secundários associados. Como o corpo produz a substância naturalmente, as reações alérgicas são muito raras.
Injeções de ácido hialurónico na pele ou articulações apresentam um maior risco de efeitos secundários. No entanto, reações negativas estão associadas principalmente com o procedimento de injeção, e não com o ácido hialurónico em si, a saber:
- Dor;
- Pele avermelhada;
- Prurido (comichão);
- Edema (inchaço);
- Entre outros.
A aplicação do ácido hialurónico deve ser sempre efetuada com supervisão médica. O doente nunca deve automedicar-se em caso algum.
Precauções e outras advertências
Existem alguns grupos de risco que precisam de cuidados redobrados com a utilização do ácido hialurónico, a saber:
- Gravidez: Não há informações suficientes para saber se usar ácido hialurónico é seguro quando a mulher está grávida, por isso, é aconselhável evitar a sua utilização;
- Amamentação: Também não há informações suficientes para saber se a substância é segura durante o período de amamentação. Não se sabe se o ácido afeta o leite materno e que efeito isso pode ter no bebé, pelo que é desaconselhada a sua utilização durante este período;
- Endurecimento da pele e tecido conjuntivo (esclerodermia): Aplicação de ácido hialurónico na pele pode agravar as úlceras, em pessoas que têm esclerodermia;
- Cancro ativo: Acredita-se que as células cancerígenas são sensíveis ao ácido hialurónico e tomar suplementos da substância pode fazer com que as mesmas cresçam mais rapidamente;
- Entre outras.