O folículo piloso ou folículo capilar é uma estrutura anatómica responsável pela produção e crescimento do cabelo / pelo. É composta por diferentes elementos como:
- BULBO capilar - localizado na base. Composta pela papila dérmica e a matriz pilosa. Contém células germinativas pelo que é a zona mais importante para o crescimento capilar;
- Haste Capilar - fio de cabelo propriamente dito, composta por 3 camadas: Medula, Cortex e Cutícula;
- Estruturas anexas – Como o Músculo Piloerector e Glândula Sebácea.
Em todo o corpo humano temos cerca de 5 milhões de folículos pilosos, sendo que no couro cabeludo temos cerca de 150 mil (este valor varia entre raças e entre indivíduos).
Conceito de Unidade Folicular
Em 1984 o Dr. Headington descreveu o conceito de Unidade Folicular (U.F.): “Estrutura anatómica composta por 1 a 4 (ou mais) folículos pilosos, que estão unidos entre si e partilham algumas estruturas associadas, como a glândula sebácea e o músculo eretor do pelo. Essa definição abrange as características fundamentais das unidades foliculares encontradas na pele”.
O entendimento de como estão organizados os folículos pilosos no couro cabeludo foi essencial para o desenvolvimento das atuais técnicas de transplante capilar, pois permitiu que ao extrair-mos e ao implantarmos unidades foliculares de forma individual (uma a uma), os resultados sejam muito mais naturais.
Quantos fios de cabelo tem um folículo?
Tal como referido anteriormente, cada unidade folicular é composta por um número variável de folículos pilosos, ou seja, um número variável de cabelos (cada folículo piloso produz um só cabelo).
No couro cabeludo a maioria das unidades foliculares tem 2 e 3 cabelos, mas podem variar de 1 a 4 ou mais cabelos. Em média, a unidade folicular tem, no couro cabeludo, 2,2 cabelos. No caso da barba, este número é diferente, sendo que a maioria das unidades foliculares apenas tem um cabelo / pelo, podendo existir, no entanto algumas unidades foliculares com 2 ou mesmo 3 cabelos / pelos.
O que é um transplante capilar?
O transplante capilar é um procedimento que tem como objetivo o transplante de folículos pilosos (estruturas localizadas na pele e de onde nascem os cabelos ou pelos) nas áreas onde não existe cabelo, ou então, existe uma menor densidade de cabelo, permitindo reinstituir o crescimento do cabelo de forma natural e duradoura. Os folículos pilosos são retirados de zonas do couro cabeludo da própria pessoa, vulgarmente da zona occipital, onde o cabelo não tem habitualmente suscetibilidade genética para a perda, e depois implantados nas áreas recetoras.
Que técnicas de transplante existem na atualidade?
Existem duas técnicas princiapis, a saber:
Técnica FUT - Follicular Unit Transplantation
Em 1994 o Dr. Bob Limmer desenvolve a técnica de extração de tira do couro cabeludo, com posterior divisão, auxiliada por microscopia, em unidades foliculares, que posteriormente eram implantadas de forma natural. Foi assim que surgiu a técnica FUT que foi um passo muito considerável no transplante capilar porque possibilitou pela primeira vez resultados realmente naturais. Esta técnica, ainda hoje, é utilizada por alguns médicos.
Técnica FUE - Follicular Unit Extraction
Em 2002 os Dr. Bernstein y Rassman relatam na literatura a técnica FUE. A grande diferença relativamente à técnica FUT reside no facto de que nesta técnica as unidade foliculares são obtidas individualmente, através de punchs de menos de 1 mm de diâmetro, e posteriormente são implantadas nas zonas em falta.
Saiba, aqui, tudo sobre transplante capilar FUE.
Relação entre unidades foliculares e preço do transplante
O preço de um transplante capilar pela técnica FUE pode variar consideravelmente conforme o número de unidades foliculares transplantadas. Ou seja, o custo do transplante sobe conforme o número de unidades foliculares transplantadas.
Por exemplo, um transplante de 1000 unidades foliculares necessita de menos recursos e demora menos tempo do que a extração de 3000 unidades foliculares, sendo naturalmente mais dispendioso.
Em Portugal, o valor de um transplante capilar, em média, pode oscilar entre os 3000 Euros e os 6000 euros. A escolha de quem lhe realizará o transplante deve ser muito bem equacionada e não baseada apenas nos preços. Aconselho que converse com o médico que lhe realizará o transplante, esclareça todas as dúvidas e garanta que o médico que lhe realiza a consulta de avaliação, seja o mesmo que lhe fará o transplante e todo o seguimento posterior, só assim poderá haver um verdadeiro compromisso entre o médico e o paciente, para que os objetivos propostos sejam conseguidos.