A radiofrequência é um tratamento estético não cirúrgico que promove o aumento da temperatura na zona a ser tratada com o objetivo de favorecer a produção de colagénio e elastina, sendo muito eficaz para eliminar rugas, linhas de expressão e até mesmo a gordura localizada e também a celulite. É um método seguro com efeitos duradouros.
Principais tipos de tratamento por radiofrequência
Existem dois tipos mais frequentemente utilizados de radiofrequência, a saber:
- Radiofrequência Facial - Este tipo específico de radiofrequência destina-se a tratar linhas de expressão e rugas acentuadas no rosto, sendo possível observar resultados logo no primeiro dia de tratamento. No caso de rugas mais profundas, será percetível uma diferença mais acentuada após várias sessões do tratamento.
- Radiofrequência Corporal - A radiofrequência corporal é um procedimento destinado a eliminar a gordura localizada, reduzir celulite e aprimorar a textura da pele. O número de sessões necessárias está dependente da situação e objetivos do paciente.
Como é feita a radiofrequência?
Os dispositivos de radiofrequência utilizam ondas eletromagnéticas de baixa frequência para gerar calor. Este aumento de temperatura estimula a microcirculação local, incentivando a formação de novas células na derme (parte superior da pele), resultando numa pele mais elástica e firme.
O tratamento também estimula a produção de colagénio e elastina. Estas proteínas conferem às células da pele mais força e flexibilidade. Como resultado, a pele flácida recupera a sua forma e toque firmes.
Recomendado para tratar rugas e flacidez no corpo e rosto, o procedimento de radiofrequência também contribui para a diminuição de volume na área e auxilia na regeneração de cicatrizes e estrias. Veja mais informação em “Benefícios da radiofrequência”.
A radiofrequência deve apenas ser prescrita por um especialista. Durante a consulta, é examinada a pele e avaliados os objetivos do tratamento, de modo a perceber se será uma boa opção, e se irá corresponder às expectativas do doente.
O tratamento por radiofrequência é um procedimento ambulatório. Demora cerca de uma hora, dependendo da área do corpo. O paciente pode retomar a sua rotina normal logo após o procedimento.
Riscos e complicações da radiofrequência
Existem poucas contraindicações e complicações associadas com a radiofrequência. Contudo, existem alguns riscos que importa referir, a saber:
- Sofrer queimaduras;
- Edema (inchaço) temporário;
- Vermelhidão;
- Formigueiro;
- Entre outros.
Potenciais benefícios da radiofrequência
Os principais benefícios da terapia por radiofrequência são a melhoria da textura da pele, a eliminação das rugas, diminuição de volume e redução da flacidez.
A radiofrequência também pode ajudar a combater os danos causados pelo sol devido à sua capacidade de estimular a produção de colagénio.
No entanto, existem inúmeros outros benefícios associados à radiofrequência, a saber:
- Melhoria na aparência de rugas e linhas finas;
- Aparência de lifting facial;
- Melhorar a qualidade e reorganizar as fibras do colágeno e da elastina;
- Melhorar a microcirculação;
- Acelerar a eliminação de toxinas;
- Reduzir celulite e aparência das cicatrizes;
- Combater estrias e fibroses;
- Entre outros.
Resultados da radiofrequência
A pele demora algum tempo a produzir novas células cutâneas, colagénio e elastina. É possível observar alterações no tom e no aspeto da pele após dois a seis meses.
Pode ser recomendado outro tratamento no caso dos objetivos desejados não serem alcançados. Em média são necessárias seis sessões de tratamento para ver os resultados que deseja.
A pele está sempre a envelhecer. Mas com os cuidados adequados da pele, os efeitos do endurecimento da pele por radiofrequência podem durar de um a três anos.
Quanto custa a radiofrequência?
O preço do tratamento por radiofrequência varia em função de vários fatores, a saber:
- Número de sessões necessárias;
- A área do corpo a ser tratada;
- Tratamentos adjacentes;
- Subsistema do utente;
- Entre outros.
O custo do tratamento só pode ser estimado pelo profissional após analisar, em consulta, todos os fatores acima mencionados.