A rinomodelação, também chamada de bioplastia nasal, consiste num procedimento estético para melhorar a aparência do nariz, sendo praticado como alternativa à rinoplastia (cirurgia plástica do nariz). Não é, naturalmente, a decisão mais viável para todos os problemas de formato do nariz, mas permite resolver uma larga maioria dos casos que se prendem com problemas meramente estéticos e com a vantagem de não recorrer à cirurgia (sem necessidade de realizar uma operação ao nariz).
Trata-se de um procedimento de preenchimento nasal que se propõe corrigir defeitos do contorno nasal ou até corrigir incorreções que surgiram em consequência de rinoplastias anteriores.
Visto que a rinomodelação não envolve uma cirurgia, apenas a injeção do ácido hialurónico e/ou fios de tração, é aconselhada apenas para pacientes que têm o nariz razoavelmente fino e com pequenas deformidades, a saber:
- Elevação da ponta nasal;
- Aparência de ponta mais fina em casos levemente desproporcionados;
- Disfarçar a giba nasal (a giba é aquela corcova na parte óssea e cartilaginosa do nariz);
- Melhoria de desvios da pirâmide nasal;
- Corrigir assimetrias;
- Corrigir rinoplastias.
Como é feita a rinomodelação?
Nesta técnica é utilizado o Ácido Hialurónico ou a Hidroxiapatita CÁLCICA (substâncias absorvíveis) como principais elementos modeladores, que podem ajudar a alterar os contornos nasais, elevar a ponta do nariz e corrigir ângulos indesejados. Na União Europeia, é proibido o uso de materiais injetáveis não absorvíveis, como por exemplo o PMMA ou o Metacrilato, na medida em que podem daí advir complicações.
Para além disso, também se podem utilizar fios de tração específicos que podem ajudar a alterar a forma e o comprimento do nariz (rinomodelação 3D).
Após o diagnóstico, onde foi avaliado o contorno e o perfil da face, alguns pontos serão marcados para se proceder à aplicação da substância que irá preencher os locais que se pretendem modificar.
Por vezes, poder-se-á realizar mais do que uma aplicação, designadamente em pacientes que necessitem de mais volume ou que possuam uma pele mais resistente.
Procure sempre médicos com experiência e formação adequadas para executar o procedimento. Procure um profissional de confiança que efetue uma avaliação adequada, um diagnóstico detalhado e que o esclareça acerca das suas prioridades e qual ou quais os tratamentos mais adequados para o seu caso.
Resultados na rinomodelação
A rinomodelação é um procedimento estético que se restringe à área do nariz, todavia os resultados alcançados podem aportar uma enorme satisfação e melhoria da autoestima da pessoa que a ela recorre.
Ainda que as hipóteses de tratamento sejam mais limitadas e a técnica não seja definitiva, é viável a resolução de casos mais simples, melhorando esteticamente a aparência do paciente.
De referir ainda que os resultados da rinomodelação com uso de ácido hialurónico têm uma duração, geralmente, de 12 meses, podendo este tempo variar de caso para caso.
Riscos e complicações na rinomodelação
A rinomodelação é um procedimento muito seguro desde que seja realizado por um médico habilitado e experiente. Contudo, como em qualquer procedimento, existem alguns riscos associados, não estando, portanto, isenta de complicações. Por norma, as possíveis complicações são facilmente resolvidas.
Pós-operatório, recuperação na rinomodelação
Após o procedimento, caso não surjam complicações de maior, o paciente poderá realizar o seu trabalho de forma habitual, bem como todas as suas rotinas diárias. Porem, não é aconselhável a exposição ao sol nem que seja realizada massagem ao nariz durante os primeiros dias após o procedimento.
A rinomodelação, quando realizada por profissionais experientes, é considerada um procedimento bastante seguro e com resultados bastante expectáveis. Porém, como já referido anteriormente, assim como em qualquer procedimento, podem ocorrer algumas complicações, apesar de raras.
Rinomodelação vs rinoplastia
A rinoplastia é a cirurgia plástica que permite a correção estética e/ou funcional do nariz. Esta cirurgia visa corrigir a parte óssea do nariz, nomeadamente, o nariz torto ou desviado, nariz grande, nariz pequeno, nariz caído, nariz globoso, etc.), nunca esquecendo a componente funcional. Ou seja, o nariz deverá ficar bonito, harmonioso na face, mas também funcional para facilitar a respiração.
A rinomodelação é um procedimento muito menos invasivo, realizado em ambulatório, pretendendo intervir apenas sob o ponto de vista estético, ou seja, incidindo apenas na parte visível / exterior do nariz nos tecidos moles (pele e gordura subcutânea), não afetando a parte óssea.