Dor de costas

Tratamento termal na dor de costas

Tratamento termal na dor de costas

As dores de coluna ou dores de costas (raquialgias) podem afetar desde a região cervical até à região lombossagrada, sendo bastante incomodativas e incapacitantes, limitando a mobilidade e interferindo nas atividades do dia-a-dia, com consequências nefastas para a qualidade de vida.

Existem vários tratamentos que podem ajudar na melhoria deste problema, desde tratamentos farmacológicos, técnicas minimamente invasivas e em última instância técnicas cirúrgicas para alívio da dor. A mudança de estilo de vida, com atividade física dirigida, reeducação postural, cessação tabágica, alimentação adequada e perda de peso são importantes medidas que devem ser tidas em conta.

No que diz respeito ao exercício e reeducação postural, a hidroterapia (tratamento através de água) tem os seus efeitos benéficos pela menor carga nas articulações associada ao exercício na água, assim como maior facilidade de exercícios de flexibilização. Baseando-se o tratamento termal nos benefícios da hidroterapia aliados às propriedades da água termal este surge como uma importante escolha em doentes que sofrem de “dores de costas” com importante benefício relatado por estes doentes, com uma melhoria que se mantém no tempo. Os benefícios deste tratamento serão discutidos ao longo deste artigo.

Em que consiste o tratamento termal?

O termalismo ou tratamento termal consiste na utilização da água termal (água com minerais terapêuticos) como principal elemento terapêutico.

Esta água tem benefícios comprovados e com séculos de história em diversas patologias. De acordo com as suas propriedades pode estar indicada no tratamento de diferentes doenças como reumatismo, dor osteoarticular (patologia músculo-esquelética), patologia das vias respiratórias, do trato digestivo, doenças de pele.

A forma como é administrada também influenciará o modo como melhora cada uma destas patologias. O tratamento termal pode ser utilizado isoladamente ou maximizado o seu efeito com outras técnicas terapêuticas, como intervenção de Medicina Física e de Reabilitação e a realização de exercícios dirigidos, orientados por fisioterapeuta.

Como funciona o tratamento termal na dor de costas?

O tratamento termal para as dores nas costas, utiliza a água termal com uma temperatura mais alta (água mais quente que o habitual- 37 ou 38ºC) que ajuda a relaxar os músculos. Os jatos de água medicinal nos pontos dolorosos, juntamente com esta capacidade da água quente relaxar os músculos vai permitir libertar contraturas, muito responsáveis pelas dores de costas crónicas. A temperatura mais elevada da água leva também a um processo que se designa por vasodilatação- dilatação dos vasos sanguíneos, permitindo maior fluxo de oxigénio e nutrientes ao músculo, importantes no seu processo de recuperação.

O calor assim como os jatos de água estimulam também recetores a nível da pele, músculo, articulações, que estimulados pela pressão/tato e pela temperatura, podem diminuir as transmissões de sinais de dor para o cérebro e aliviar alguns sinais de desconforto, funcionando por mecanismos de dessensibilização.

A aplicação de calor, em conjunto com os minerais presentes na água termal, facilita o alongamento dos tecidos moles ao redor da coluna vertebral, incluindo músculos, tecido conjuntivo, ligamentos, etc.

Consequentemente, por via deste tratamento termal, existe uma diminuição da rigidez, bem como da lesão dos ossos ou dos tecidos afetados, com um aumento na flexibilidade e sensação geral de conforto. A flexibilidade é muito importante para uma coluna saudável e uma melhor qualidade de vida e bem-estar do paciente.

Benefícios do tratamento termal nas dores de costas

Nestes tipos de dores os tratamentos termais vão apresentar benefícios pelos efeitos descritos acima, permitindo diminuir o uso de fármacos no tratamento destas queixas e dos seus efeitos laterais, sendo uma boa opção de tratamento em doentes que já tomam medicamentos por diversas doenças.

Muitos estudos apoiam a teoria de que a água sulfurosa funciona no sistema musculoesquelético humano, diminuindo os marcadores inflamatórios e a deterioração da cartilagem articular, contendo também propriedades antioxidantes. No entanto, existem inúmeras outras vantagens do tratamento termal, para as dores de costas, a saber:

  • Diminui a inflamação crónica, em casos de doenças reumáticas e degenerativas como dor crónica nas costas, espondilite, etc.;
  • Melhora a flexibilidade muscular, dos ligamentos, aumentando a mobilidade e a capacidade de fazer exercícios de fortalecimento;
  • Diminui a tensão/relaxa os músculos e ligamentos;
  • Alivia as contraturas e dores associadas na zona afetada;
  • Estimula a libertação de endorfinas pelo indivíduo, que permite a diminuição da dor;
  • Proporciona um maior conforto no dia-a-dia;
Hidrologia

Causas para as dores de costas

As dores de costas são de facto muito incapacitantes no dia-a-dia do indivíduo, sendo as mais comuns dores tipo tensão na região cervical- cervicalgia, muitas vezes incomodativas de manhã ao levantar da cama, associadas a dificuldade em rodar o pescoço e a uma sensação de peso sobre os ombros que limita os movimentos. Estas dores estão associadas, muitas vezes, a contraturas, no decurso de más posturas quer no trabalho quer durante o sono. Estas dores situam-se na região cervical e dorsal alta.

Outro tipo de dores frequentemente referidas em consulta são as dores na região ao fundo das costas- região lombar e lombossagrada (lombalgia) que surgem depois de fazer em esforço maior ao inclinar-se para a frente para pegar em algum peso, sentindo que as costas ficam “bloqueadas” não conseguindo depois esticar-se normalmente. Essa dor pode ser limitada a região do fundo das costas, pode irradiar para as nádegas ou para as pernas. Estas dores são extremamente comuns e são causa frequente de indicação para tratamento termal.

Saiba, aqui, tudo sobre lombalgia.

Outras causas comuns de dor de costas, podendo surgir simultaneamente com as dores acima descritas de contratura muscular ou de modo isolado são as dores provocadas por hérnia discal por Osteoporose com fraqueza muscular associada, deslizamentos vertebrais (espondilolistese), estenose vertebral (aperto na coluna). Algumas destas dores dão sinais clínicos adicionais ao qual o médico deve estar atento para diagnóstico correto.

Saiba, aqui, tudo sobre hérnias discais.

Tratamentos na dor de costas

Como vimos anteriormente, a dor de costas pode ser provocada por várias patologias, bem como estilo de vida e hábitos posturais. Assim, apenas após diagnóstico por um médico especialista é que se torna possível iniciar um plano terapêutico de acordo com a causa subjacente.

O tratamento pode incluir diversas opções: tratamentos médico farmacológicos e de mudança de estilo de vida, tratamento fisiátrico- medicina física e de reabilitação, tratamento termal, tratamento cirúrgico, entre outras opções. Fale sempre com o seu médico sobre as opções disponíveis para o seu caso.

Saiba, aqui, tudo sobre dor nas costas.

Hidrologia